domingo, 21 de fevereiro de 2010

Será que eles estão certos?

Na noite de sábado de carnaval, estava em minha casa com minha esposa assistindo o jornal, quando passou uma reprise do carnaval do Janeiro, minha esposa fez uma indagação: - Seria correto evangelizar durante o carnaval? Esta pergunta é freqüente nesta época. Há muitos líderes que são a favor desta prática, principalmente de igrejas neo-pentecostais, Outros, porém, se posicionam contra o evangelismo no carnaval. Alegam que ao evangelizar no carnaval irá expor seus membros a perigos diversos, enfraquecimento da fé e etc. como já é uma tradição das igrejas do Brasil, muitas preferem acampar. Qual é a posição da bíblia a respeito deste assunto?
A bíblia não estabelece dias e nem tempos específicos para evangelizar. Não existe um calendário apostólico no qual defina datas que podem ou não evangelizar. A escritura nos dá liberdade para escolhermos o dia, a hora e época para cumprirmos este mandamento.
Paulo foi um grande estrategista e sempre aproveitou as oportunidades que aparecia, durante seu ministério. Paulo se adaptou aos costumes judaicos a fim de ganhar os judeus para cristo. Ele mandou circuncidar Timóteo por causa dos judeus (At 16.3). Ele próprio fez o voto de Nazireu para expressar gratidão a Deus pelos livramentos (At 18.18).
Jesus durante seu ministério terreno também ousou das estratégias para evangelizar, não se limitando aos templos e sinagogas. Falou para multidões em diversos lugares, nos montes (Mt 5.1), dentro de casas de gentios(Mc2.1), em praias(Mc 4.1) e até no cemitério (Jo 11.38).
Jesus pregava para qualquer um que estivesse disposto a ouvir: homens, mulheres, judeus, gentios, ricos e pobres. A todos proclamava as boas novas.
Analisando este exemplo aprendemos que a bíblia nos dá total liberdade para evangelizar em qualquer data do ano, tanto no carnaval, quanto em qualquer outra festa ou manifestação cultural. Aqueles que se opõem contra o evangelizar nestes períodos, encontram-se em grade enrascada. No Brasil há festividades culturais em quase todos os dias do ano. Infelizmente essa oposição é anti-bíblica e preconceituosa. Devemos aprender com Jesus e ser simplesmente com Ele.





Miguel Silva

Um comentário:

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.