domingo, 21 de fevereiro de 2010

Quem Dá o Crescimento?


Recentemente estive participando de um estudo numa igreja e no decorrer do estudo, surgiu um debate sobre pastores que pastoreiam igrejas de estrutura física pequena e com poucos membros. Os irmãos que ali estavam começaram a expressar opiniões diversas sobre o assunto. Confesso que diante das opiniões fiquei assustado e preocupado.
Teve um grupo de irmãos disseram que o fato da igreja não crescer era porque o pastor não orava. Outros disseram que era conseqüência de um culto antiquado, “paradão”, necessitando assim de uma modernização.
Nesse momento veio a mente I Cor 3.6 “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento”. Paulo no capítulo 3 estava tratando de um problema relacionado às divisões na igreja de corintos, que foi conseqüência da supervalorização dos líderes que lá havia. Essas divisões estavam perturbando a ordem da igreja e seu andamento (I Cor 1.10).
Nesse mesmo capítulo 3, Paulo inicia fazendo uma ilustração de um agricultor que semeia e de outro que rega, mostrando que existem diferentes funções. Através desta ilustração, ele procurou mostrar que Deus o chamou para uma função e que a mesma possui limitações.
Na parte B do versículo 6, Paulo conclui afirmando “...mas Deus deu o crescimento.”os corintos precisavam ver a mão de Deus no trabalho realizado pelo apóstolo Paulo, porém era preciso estar ciente de que o crescimento da obra de Deus dependia do próprio Deus.
Verdadeiramente é raro encontrar alguém capaz de afirmar o que Paulo disse.
Estamos vivendo em tempos difíceis, no qual se usa de diversas formas pragmáticas para aumentar a membresia. Como disse Charles Spurgeon “...eles e estão entretendo as ovelhas em vez de alimentá-las”. Há pastores fazendo até curso de técnicas de crescimento de igreja.
É comum escutar expressões como “que igreja abençoada!”, essas palavras não refletem nada de imediato, mas geralmente quem diz isso correlaciona a benção de Deus ao tamanho do templo, ao número grande de membros, a um grupo de louvor bonito e outros aspectos físicos. Esse pensamento é anti-bíblico. O conselho que dou para todos os cristãos é que deposite a sua fé em Deus. O crescimento do templo e dos membros não dependerá dos nossos esforços, mas inteiramente de Deus. Amém.




Miguel Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.