domingo, 21 de fevereiro de 2010

Simbolo de Fé

Estes são simbolos da cristandade
A igreja a que o texto se refere é a 1 Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte

Símbolos da Fé

ETERNIDADE

Cremos que Deus existe de eternidade a eternidade, Ele é o único ser auto-existente e nós, suas criaturas, somos seres dependentes dEle.

ONIPRESENÇA

Cremos que Deus está presente em todas as partes, mas há uma distinção clara entre o Criador e toda a coisa criada. Não adoramos a criação, mas adoramos o Criador que sustenta toda a criação com sua presença, existindo, contudo, independente dela. Deus não depende da criação, a criação depende de Deus.

IMORTALIDADE

Cremos que somente Deus possui imortalidade. Ao nosso redor, tudo murcha, tudo seca e, por fim, morre. Tudo passa, até nós passamos. Mas Deus não murcha, não seca, não morre! Deus jamais passará. Cremos também que a todos aqueles que receberam a Cristo, Deus deu-lhes vida imperecível, resgatando-os de seu estado de pecado e morte.

REVELAÇÃO

Cremos que Deus ama dar-Se a conhecer, porque Ele é luz, Ele não vive nas trevas, na sombra, não! O próprio céu manifesta a Deus. "...o firmamento anuncia as obras de suas mãos". Em outras palavras, o Deus vivo e verdadeiro é comunicativo. Ele dá a conhecer os Seus planos e propósitos em Sua Palavra, as Escrituras Sagradas do Antigo e do Novo Testamentos.

TRINDADE

A forma última de existência é uma manifestação final de comunhão de amor. Tal como a Bíblia nos ensina, Deus subsiste em Trindade, numa comunhão de amor perfeito entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

NATIVIDADE

Este amor perfeito Deus foi manifesto aos homens, em carne, na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo, que nasceu da virgem Maria, concebido de forma sobrenatural pelo Espírito Santo, fazendo-se um de nós para levar sobre Si, na Cruz do Calvário, os nossos pecados, nossa culpa e pagar a nossa dívida diante de Deus o Seu Pai. Porque Deus amou o mundo de tal maneira, Ele deu Seu Filho Unigênito.

ONISCIÊNCIA

Cremos que o Deus que tudo sabe, conhece as nossas dores e misérias, sabe tudo de maneira completa, não como um mero espectador dos acontecimentos. O Deus que tudo vê, em Sua Providência, governa cada molécula e determina que uma pequena folha, ou um fio de cabelo de nossa cabeça, caia ou não. Esta convicção de que Deus tudo sabe é para os incrédulos aterrorizante porque o criminoso não está oculto aos olhos de Deus. Saber isto para o crente em Cristo, no entanto, é preciosamente confortador, porque apesar de Deus conhecer cada um dos nossos passos, saber de todos os nossos pensamentos, Ele, ainda assim, decidiu amar aqueles para quem enviou o Seu Filho para morrer pelos pecados deles.

DEUS TRIÚNO

O Deus único que adoramos não é três deuses. Adoramos a um Deus que é três em pessoa, mas que é uno em essência, um único ser. Este mistério da Triunidade de Deus é algo que escapa à nossa compreensão, contudo não é uma contradição lógica, e nem produto da invencionice humana. É assim que a Bíblia nos ensina.

REDENÇÃO

O Deus vivo e verdadeiro, eterno, imortal e triúno, enviou o Seu Filho Jesus Cristo, para prover grande Redenção, permanecendo justo e justificador. O fato é: como Deus poderia justificar aos injustos, pecadores, aqueles que infringiram a sua justa lei? Se Deus é justo teria Ele que punir os injustos. Se Ele justifica injustos não seria justo. Contudo, na cruz, Deus puniu o pecado reivindicando Sua justiça e ao mesmo justificando o pecador, perdoando sem ser conivente, pois é Jesus Cristo a nossa redenção. nEle está a justiça dos injustos, a tal ponto que aqueles que estão em Cristo são nova criação.

FÉ E ESPERANÇA

Duas das três virtudes capitais cristãs são a fé e a esperança representadas por uma âncora. Os benefícios maravilhosos do sacrifício de Cristo são apropriados pelo crente pela fé, pois as Escrituras nos ensinam que "justificados mediante a fé temos paz com Deus." Todos quantos receberam a Cristo foram feitos Filhos de Deus "a saber aos que crêem no Seu nome". Foram adotados na família de Deus e receberam a certeza da salvação, portanto "não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus". Nossa salvação é garantida pela promessa de Deus que não pode falhar. Fomos salvos na esperança de sermos salvos. Nossa esperança é uma âncora firme que está segura na Rocha dos Séculos, nosso Senhor Jesus Cristo.

QUATRO EVANGELHOS

As verdades que transformaram nosso coração foram a nós ensinadas nas páginas dos Evangelhos. Os quatro Evangelhos, que nos contam as boas novas da salvação em Jesus Cristo, foram escritos para que pudéssemos crer e crendo tivéssemos vida em Seu Nome. No centro das "boas novas" (Evangelhos) está a Cruz e em cada um particularmente. Evangelho sem Cruz é evangelho sem redenção. Mas, ainda que preguemos a Cristo e "este crucificado", sabemos que Ele venceu o Diabo, triunfando sobre ele na cruz e ressuscitando ao terceiro dia. Ele é o primeiro de entre os mortos e nós, por fim, o acompanharemos.

TESTEMUNHO

O testemunho que Cristo nos deixou está registrado em Sua Palavra. Não testemunhamos de nós mesmos mas somos testemunhas de Cristo. Tal como a palavra grega "IKTOS", colocada pelos algozes de Jesus no alto da cruz, são as iniciais da frase "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador": formam elas a palavra "peixe", e o peixe tornou-se o símbolo do testemunho cristão. Testemunhamos que só Jesus Cristo é o Filho de Deus e este veio ao mundo para salvar todo aquele que nEle crê. Este é o nosso testemunho. Testemunhamos daquilo que temos ouvido, visto e experimentado do poder de Deus revelado nas Escrituras.

CRISTO ETERNO

O poder de Deus revelado é o Cristo Eterno. O Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Nele todas as promessas de Deus encontram cumprimento, nEle todas as bênçãos de Deus encontram um "Amém"! Ele não é somente o cumprimento do que Deus prometeu, como também a garantia do que Deus ainda está por fazer.

ESPÍRITO SANTO

Estas verdades e promessas foram "seladas" em nosso coração pelo Espírito Santo. Ele é para nós um "penhor", como uma garantia de que todas as promessas de Deus haverão de chegar à plena fruição. Ele é em nós um "batismo", dando-nos a convicção de que estamos nEle e Ele está em nós. Ele é para nós também uma "unção". Assim como Deus determinou que se ungissem os profetas, os sacerdotes e os reis do Antigo Testamento, fomos ungidos para sermos o "sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamarmos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". Estas quatro bênçãos especiais recebemos no momento que Cristo passa a habitar em nossos corações. O Espírito Santo, representado por uma lâmpada, ilumina e faz brilhar, revelando o Senhor Jesus a nós e em nós. A obra do Espírito Santo, por excelência, é revelar a pessoa de Jesus Cristo. Assim, quem tem a Cristo fulgurando em sua vida, tem a "Luz do Mundo", quem tem a Cristo tem a "Vida", quem tem a Cristo tem o Espírito Santo.

RESSURREIÇÃO

Todo aquele que crê em Cristo, Deus lhe dá o poder de ser feito filho de Deus, contudo, aguardamos a manifestação completa daquilo que já somos e temos em Cristo. Esperamos a manifestação de Jesus Cristo quando Ele vier para nos buscar. Então nosso corpo mortal será revestido de imortalidade, aquilo que é corruptível será revestido de incorruptibilidade. Sabemos, conforme nos prometeu Jesus Cristo em Sua Palavra, que os mortos verão a luz da ressurreição. Os que tiveram a ventura de receber a dádiva do amor de Deus, Jesus Cristo, ouvirão de Sua própria boca: "Vinde, benditos de meu Pai, entrai para o reino que vos está proposto desde a fundação do mundo". Contudo, aqueles que O rejeitaram, que dEle não fizeram caso, ouvirão na ressurreição do último dia: "Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e seus anjos."

CONCLUSÃO

A mensagem dos símbolos apostos na parede frontal do templo de nossa Igreja é uma mensagem do soberano amor de Deus em Cristo o Seu Filho para a nossa salvação, e esta mensagem eterna que nos alcançou no tempo de nossa existência é também uma mensagem solene de advertência que responsabiliza a todos nós, a mim e a você. "Se hoje ouvirdes a sua voz não endureçais os vossos corações."


Anderson Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.