domingo, 12 de setembro de 2010

Poligamia







A Poligamia no grego significa muitos matrimônios, isto é, uma união reprodutiva entre mais de dois seres de uma mesma espécie. No reino animal, a poligamia se refere à relação onde os animais mantêm mais de um vínculo sexual no período de reprodução. Nos humanos, a poligamia é o casamento entre mais de duas pessoas. Os casos mais típicos são a poliginia, em que um homem é casado com várias mulheres, e a poliandria (grego: poly- muitos, andros- homem), que é um fato muito interesante, pois entende-se de uniões em que uma só mulher é ligada a dois ou mais maridos ao mesmo tempo. É o oposto da poliginia, forma de poligamia em que um homem possui duas ou mais esposas. Não deve confundir-se com o amantismo (relacionamento extra conjugal com outra pessoa), que é também comum nas sociedades.

Aspectos históricos

A poligamia já foi regra nos grupos humanos durante a história, práticado pela sociedades primitivas como algo comum. A poligamia foi amplamente usada, tendo como principal causa a grande diferença numérica entre homens e mulheres ocasionada pelas guerras. Atualmente mesmo em países onde esta é uma prática legal está caindo em desuso, sendo amplamente usada somente em áreas de conflitos. A questão sempre esteve também no centro dos debates religiosos.

No Islã, por outro lado, a poligamia ainda é uma prática utilizada influenciada pela religião mulçumana (o próprio profeta Maomé teve 16 mulheres como esposa ao mesmo tempo). Hoje, a poligamia continua a ser adotada por alguns países influenciados pela religião muçulmana e em processo de adoção em outros países. O costume é regulamentado pelo Alcorão que tolera a poligamia e permite um máximo de 4 esposas .Se vós temeis não serdes capazes de conviver justamente com os órfãos, casai com mulheres de sua escolha, 2 ou 3 ou 4 vezes; mas se temerdes que não sereis capazes de conviver justamente com elas, então casai somente com uma” Alcorão (4:13).

Outra seita a adotar esta prática é Igreja dos Santos dos Últimos Dias, fundada por Joseph Smith. como podemos pesebe a poligamia faz parte da historia da humanidade desde de muito tempo.

Depois de termos analisado o singnificado da palavra e sua historia, é importante sabermos agora o que a biblia nos diz a respeito desse assunto: Deus condena a poligamia?

Dificilmente um cristão negaria essa afirmação. Mas se isso é verdade, então por que Deus permitiu que Salomão tivesse setecentas mulheres e trezentas concubinas, segundo consta em 1 Reis 11.3? A resposta é: Esta poligamia praticada não significa dizer que a Palavra de Deus a apoia. Antes de tudo, temos que entender que a Bíblia também é histórica e, logo, a poligamia retratada era uma questão cultural, fazendo parte dos costumes locais.

“Ter muitas mulheres” significava poder econômico. Mostrava a capacidade do homem de sustentar uma casa com muitas amantes. Hoje, tais poderes se medem pelo dinheiro mesmo!

Os patriarcas e os reis bíblicos adotaram este costume, e não podem ser censurados por isto, porque simplesmente estavam inseridos em um quadro cultural totalmente diferente do atual.

A monogamia é o padrão de Deus para os homens. Isto está claro nos seguintes fatos: Desde o princípio Deus estabeleceu este padrão ao criar o relacionamento monogâmico de um homem com uma mulher, Adão e Eva (Gn 1:27; 2:21-25). Esta ficou sendo a prática geral da raça humana (Gn 4:1), seguindo o exemplo estabelecido por Deus, até que o pecado a interrompeu (Gn 4:23). A Lei de Moisés claramente ordena: “Tampouco para si multiplicará mulheres” (Dt 17:17).

A poligamia nunca foi estabelecida por Deus para nenhum povo, sob circunstância alguma. De fato, a Bíblia revela que Deus puniu severamente aqueles que a praticaram, como se pode ver pelo seguinte:

1- A primeira referência à poligamia ocorreu no contexto de uma sociedade pecadora em rebelião contra Deus, na qual o assassino “Lameque tomou para si duas esposas” (GN 4:19,23).

2- Deus repetidamente advertiu os polígamos quanto às consequências de seus atos: “para que o seu coração se não desvie” de Deus (Dt 17:17; cf. 1 Rs 11:2).

3- Deus nunca ordenou a poligamia, como também o divórcio, ele somente a permitiu por causa da dureza do coração do homem (Dt 24:1; Mt 19:8).

4- Todo praticante da poligamia na Bíblia, incluindo Davi e Salomão (1 Crônicas 14:3), pagou um alto preço por seu pecado.

5- Deus odeia a poligamia, assim como o divórcio, porque ela destrói o seu ideal para a família (cf. Ml 2:16).

Também, na época dos juízes e dos reis, a monogamia era o estado de vida mais comum. Mas não haviam somente pessoas com alto poder econômico naquele tempo, a família também era representada como uma comunidade monogâmica. (Pr 5,15-20)(Ecl 9,9)(Ecl 9,9)

No novo testamento, Jesus em várias passagens deixou claro que a monogamia é o estado conjugal que Deus quer desde a criação e que todo desvio é simplesmente obra do mal.

“3.Os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo? Quais? Jesus respondeu: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: 5. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne? 6. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu. 7. Disseram-lhe eles: Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la? 8. Jesus respondeu-lhes: É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim.9. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério.”(Mt 19,3-9). Em resumo, a monogamia é ensinada na Bíblia de várias maneiras: pelo exemplo precedente, já que Deus deu ao primeiro homem apenas uma mulhe; pela proporção, já que as quantidades de homens e mulheres que Deus traz ao mundo são praticamente iguais; por preceito, já que tanto o AT como o NT a ordenam (veja os versículos acima); pela punição, já que Deus puniu aqueles que violaram o seu padrão (1 Rs 11:2).

Fonte de Pesquisa: Bíblia, perguntas que o povo faz; Frei Mauro Strabeli, edt. Paulus, pg.45 e 46.Fonte: GEISLER, Norman L e HOWE, Thomas. Manual popular de dúvidas, enigmas e “contradições” da Bíblia. Traduzido por Milton Azevedo Andrade. São Paulo: Mundo Cristão, 1999. P. 191,1


[MIGT.JPG]
postado por :miguel silva