sábado, 22 de agosto de 2009

O Senhor dos Aneis



O Senhor dos Aneis 3

O Congresso do Anel


Mais uma vez a igreja tem-se colocado e colocado valores os quais as Escrituras nunca falaram, nem ao menos foram usados pelos apóstolos e se falaram, fora abolido pela cruz; é o caso de sacrifício de animais, sacerdotes, levitas, circuncisão e objetos consagrados a Deus, entre outros.

Esse problema é mais bem visto em igrejas pentecostais e neopentecostais, onde o pragmatismo e a falta de uma teologia apostólica têm dominado a igreja de uma forma terrível. Isso sucede do fato das igrejas não se importarem com qual instituto bíblico (seminário) irão colocar seus membros que futuramente serão lideres, eles apenas se preocupam se o seminário é reconhecido pelo MEC ou não, nesses seminários liberais são feitos lideres desconhecedores da Palavra, e portanto tais igrejas tem caminhado para diversos lugares, menos a exposição e praticas fieis as Escrituras e fazendo desse jeito liberal/pragmático/ateológico, coisas horrendas tem sido suscitadas aos olhos de Deus.

Falo do fato de homens, se dizendo pessoas de Deus, ensinarem a seus fieis a usarem objetos e depositarem sua fé nesses objetos, como se os objetos pudessem fazer algo por seus detentores. Posso citar como exemplos bem conhecidos: o copo com água em cima da televisão, um bolo ungido (já citado pelo Anderson) por um determinado pastel, me desculpem pastor, e também um anel ungido em óleo para trazer compromisso para os solteiros com relação a atos sexuais ilícitos; como se esses objetos pudessem selar um compromisso com Deus, compromisso tal que já fora selado quando aceitamos a Jesus o Cristo nosso Senhor e em quem depositamos a nossa fé.

'

A igreja nos últimos tempos tem se parecido mais com o romanismo do que em qualquer outro tempo, pois o ato de se consagrar objetos a Deus vem deles e não somente isso, mas também usar tais objetos como sagrados e o ato de um membro, que tem uma visão cristocêntrica autêntica, não ter tal compromisso com um anel, faz com que toda igreja fale que este membro ou está pecando em atos sexuais ilícitos, ou está pensando em pecar, pois não faz voto do anel. Lembro-me de Paulo e outros fazendo voto a Deus e usando objetos, mas será que eles fizeram com o mesmo intuito que é feito hoje? Vejamos:

  • At 1.26 “... e lançaram em sorte...”, esse ato era feito na antiga aliança como é dito em Êx 28.30 e também em outros textos, existem alguns pastores a falar de um erro nessa decisão, peço a esses que leiam o AT sobre o assunto, pois era algo determinado por Deus para se tomar decisão. Mas por que não usamos tal artifício hoje? O Urim e Tumim (literalmente luz e perfeição) não são mais usados porque sabemos hoje qual a vontade de Deus para a nossa vida como escrita em sua Palavra (2Tm 3.14-17).

  • At 16.3 “... circuncidou-o...”, por que Paulo circuncidou Timóteo, tendo em vista que para Paulo a circuncisão de nada valia para Cristo (1Co 7.18-19; Gl 5.6)? Estaria Paulo se contradizendo? Não! Paulo mesmo explica essa sua atitude como descrita em 1Co 9.20, e em detalhes em 1Co 9.22b-23. Também está incluso nesta descrição o ato de At 21.23-24, o qual fora feito para mostrar a “todos (judeus cristãos em Jerusalém) que não é verdade o que se diz a seu respeito...”, falavam caluniosamente de Paulo e o voto nazireu mostrou a mentira falada por parte dos judeus. E mais tarde Paulo os chamou de “ falsos irmão” (Gl 2.3-4).

Então, nada diz respeito com relação aos feitos de muitos lideres, pelo fato de por fé em objetos e estes trazerem aliança com Deus. Nossa aliança já foi feito em Cristo, somente por Ele (solus Christus), pela sua morte e ressurreição, aceitamos tal aliança pela fé somente (sola fide), pois ela vem apenas pela graça (sola gratia), nisso toda glória tem que ser dada a Deus (soli deo gloria) e não a objetos e nosso único manual de fé e pratica cristã verdadeira que deve ser seguido são as Escritura Sagradas (sola scriptura). Esses são os nossos pilares, toda e qualquer fé que não se apóie em tais pilares, não é e nem pode ser a fé em Jesus Cristo e logo se constitui em outro evangelho, quem prega outro evangelho seja maldito como está descrito em Gl 1.6-9.

'

“Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto a sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice.”

Charles Haddon Spurgeon.

SOLI DEO GLORIA


Rafael Santos


Um comentário:

  1. HOJE EU CONVERSAVA COM UM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE ESSAS QUESTÕES, E EU AFIRMAVA QUE EM ALGUNS ANOS NÓS VEREMOS UM, GRANDE CISMA NA IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA, QUE SE DARÁ DA SEGUINTE MANEIRA: APENAS DOIS GRUPOS EXISTIRÃO; OS NEO-PENTECOSTAIS, E OS OUTROS(PARAFRASEANDO A SERIE LOST)QUE SÃO OS DA REFORMA. VEJA SE VOCÊ CONCORDA COMIGO, OS PENTECOSTAIS CLASSICOS SE TORNARÃO NEOPENTECOSTAIS, POIS QUEREM VER SUAS IGREJAS CHEIAS, POIS A DO VIZINHO ESTÁ LOTADA E ELE NÃO QUER FICAR PARA TRAS, POR ISSO VALE TUDO PRA ATRAIR NOVOS FIÉIS( FIÉIS AO PASTOR E A DENOMINAÇÃO), JÁ OS NEO SE TORNARÃO CADA VEZ MAIS ANTIBIBLICOS EM SUAS PRATICAS LITURGICAS. E PQ OS "OUTROS"? DOIS MOTIVOS: 1º CRISTÃOS VERDADEIROS QUE ESTÃO EM IGREJAS NÃO BIBLICAS, VOLTARÃO PARA OS BRAÇOS DA REFORMA. 2º A PRÓPRIA REDESCOBERTA DA REFORMA, E ISSO PERCEBEMOS PELA QUANTIDADE DE LIVROS QUE ESTÃO SENDO LANÇADOS DOS REFORMADORES.

    SOLA GRATIA

    ResponderExcluir

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.