segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pregadores mirins: resultado de fanatismo dos pais?









Documentário “Bastidores: Pregadores Mirins”, exibido pelo canal a cabo NatGeo, mostra o dia-a-dia de crianças na idade de 4 a 12 anos que já são consideradas profetas.


A série “Fé Extrema” descreve como cada um deles usa sua fé para converter os pecadores do mundo, segundo o F5. Considerado “o pregador mais jovem do mundo”, o americano Tipton, de 4 anos, ainda não sabe ler nem escrever. Matriculado na pré-escola, Tipton no púlpito da igreja de seu pai em Granada, Mississipi - de uma forma muito parecida com muitos evangelistas - grita e agita os braços, saltando e enxugando a testa com um lenço.



Seu pai, o pastor Damon Tipton, de Os Pentecostais de Granada desde 2008, acredita o filho não somente imita seus gestos, mas também possui um chamado. "Sim, as crianças absorvem tudo o que você colocar na frente delas. Ele tem estado em torno do ministério", disse ele ao programa norte-americano Today. "Mas sinto que a mão de Deus está sobre ele de uma maneira especial".


Os pregadores mirins têm gerado polêmica sobre a conveniência e propriedade de deixá-los tomar os púlpitos. KanonTipton possui diversos vídeos no YouTube, http://youtu.be/gBjVvesvuxw e tornou-se uma sensação com sua pregação petencostal "Sou um Cristão e sério, isso não é bonito. O garoto é adorável, mas pregação imitada não é", disse o usuário do YouTube anapier2006.


O Bispo David Tipton, Jr., Superintendente Distrital de Mississipi da igreja United Pentecostal ChurchInternational, afirmou que concorda com ele. Respondendo às críticas de que Kanon é muito jovem para pregar a uma congregação, o Pastor Damon Tipton disse ao programa Today: "Tudo o que temos feito é o envolvê-lo na igreja. Ele mesmo tem esta paixão. Não estamos forçando-o". Kanon não prega o tempo todo, apenas quando inspirado.


"O Senhor está aqui esta noite e seu nome é Jesus!" prega o jovem, à medida que a congregação bate palmas e responde em apoio. "Há um só Deus!" Kanon diz que gosta de ficar e pregar na frente da congregação como ele vê o seu "papai pregar o tempo todo". Terry, por sua vez é chamado de “o pastor mas jovem do mundo”. Alguns fiéis acreditam que ele possua o dom de curar doentes.


Já Matheus, que mora no Rio de Janeiro, viaja pelo Brasil convertendo ladrões, narcotraficantes e criminosos em novos adeptos.De acordo com o F5, o documentário explora até que ponto essas crianças são resultado de pais fanáticos e congregações que esperam por ver milagres a qualquer custo.


Notícia relacionada: "Menino pastor" de apenas quatro anos vira hit na internet


Fonte: The Christian Post

6 comentários:

  1. Não há a mínima dúvida de que isso é feito para chamar atenção para a denominação/empresa dos referidos!

    As crianças são exploradas e os responsáveis deviam serem presos pelo crime de "abuso de incapaz"!

    (http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91614/codigo-penal-decreto-lei-2848-40)

    Quanto a crianças pregarem? Abaixo da crítica! Nem os adultos estão acertando!

    Abraços
    Orlando

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu comentário eu tive pensando sobre isso também, e talvez eu venha a fala sobre esse tema. Uma coisa que me chama a atenção é o fato de estas coisas só acontecem nas igrejas pentecostais e neopentecostais. Essa prática de indução dos pais aos seus filhos a virarem pregadores mirins, além de ser fanatismo religioso é uma prática definida pela nossa constituição como criminosa. Ela é tanto abuso de incapaz, quanto exploração do trabalho infantil. Veja o que diz o : Art. 173 do CP - Abuso de Incapaz
    Definições para "Abuso de incapazes"
    Abuso de incapazes - Consiste na exploração da necessidade, paixão ou inexperiência de menor ou de alienação ou debilidade mental de uma pessoa, com que o agente, em proveito próprio, ou alheio, induz a vítima à prática de ato que produza efeito jurídico, em prejuízo próprio ou de terceiro.

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja Deus pelo blog pessoal , Deus esteja abençoando a todos e bela postagem
    gostei muito . Venho convidar a seguir e participar do site : chamadosdedeus.com/blog Valeu Paz

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela ótima postagem!.
    A bíblia diz assim; "Ensina a criança, o caminho em que deve andar, e quando ela crescer não se desviara dele Pv 22.15".

    Eu vejo pelas Escrituras Sagradas, que tal como a arvore ,assim é o fruto. Se a arvore é boa ,produz frutos bons e se é má,também com a mesma proporção.

    Um pai bitolado e guiado pelo misticismo, pode influenciar a mente indefesa de uma criança, transformando-o num pequeno imitador de loucuras.

    Existem igrejas pelo nosso país , que aproveitam-se da necessidade consumista desta geração e inventam as mais desvairadas inovações. Uns dias atrás eu vi na televisão uma igreja que tinha um bebê milagroso, era só as pessoas tocarem no bebê que o "milagre" acontecia (que loucura)

    A exemplo dos puritanos dos séculos passados, devemos não nos conformar com essas coisas estranhas. e seguir a risca aquilo que Paulo nos diz;

    "Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância." (Tito 1 : 11)

    Graça e paz, que o Senhor continue te abençoando

    ResponderExcluir
  5. Nos últimos dias teriam de tudo não é verdade, devemos orar e pedir ao senhor que tenha misericórdia de nós!
    Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  6. Agradeço sua visita ao meu Blog, Que a bênção de Deus esteja sempre sobre sua vida. Abraços. ...

    ResponderExcluir

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.