sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Educação dos Filhos da Aliança Entendendo nossa responsabilidade

Segunda Parte

É verdade que eles podem pedir ajuda, mas a responsabilidade, perante Deus, continua sendo dos pais. Em Efésios 6.4, lemos sobre esta responsabilidade. A primeira coisa que podemos notar é que o apóstolo Paulo utiliza uma palavra que geralmente é usada para referir-se a “pais” no sentido masculino, o que faz recair um peso maior de responsabilidade sobre o cabeça da família, no que concerne a educação dos filhos. No entanto, precisamos notar que a responsabilidade dos pais (masculino), não exclui a responsabilidade das mães que devem ser auxiliadoras também nisso. É portanto, responsabilidade dos pais (pai e mãe) criarem seus filhos. O verbo “criar” tem o significado de “nutrir”, “cuidar”, a idéia é de ajudar a florescer, ou seja de ajudar os filhos a alcançarem maturidade em todas as áreas da vida. Podemos pensar nos filhos como pequenas plantas, as quais regamos, aplicamos nutrientes, protegemos, limpamos, em suma, cultivamos com todo cuidado esperando que um dia possam dar frutos. Isso mostra que a participação dos pais na educação de seus filhos é ativa, se desejam que seus filhos produzam frutos para a glória de Deus, eles devem nutrir seus filhos para esse fim.

O texto também nos mostra como devemos fazer isso. Primeiro somos instruídos sobre o que não fazer, isto é, os pais não devem provocar seus filhos à ira. A razão disso nos é fornecida no texto paralelo em Cl 3.21: “... para que não fiquem desanimados”. Portanto, ao criarem seus filhos, os pais devem ter todo cuidado para não encher o coração de seus filhos de amargura e desânimo, fazendo com que obedeçam apenas por medo. Pelo contrário, os pais devem dirigir o coração de seus filhos a obediência exigida deles (Ef 6.1-3), utilizando a “disciplina e admoestação do Senhor”. A palavra “disciplina” (paideia), que também pode ser traduzida por “treinamento”, “instrução”, se refere a tudo aquilo que concorre para o desenvolvimento mental, moral e espiritual da criança, é a educação por meio de regras e normas e que pode envolver recompensas ou castigos. A “disciplina” tem como alvo a vontade da criança. Já a palavra “admoestação” (nouthesia), pode ser traduzida por “advertência”, “instrução”. É a educação por meio de instrução verbal visando a correção do pensamento, da mente. A “admoestação” tem como alvo o intelecto da criança.

Por fim, o texto nos ensina que essa “disciplina e admoestação” devem ser “no Senhor”, isto é, a educação deve se desenvolver sob a autoridade que o Senhor dá e de acordo com a Sua Palavra. Isso nos chama a atenção para o fato de que o Senhorio de Cristo deve ser reconhecido também na educação dos filhos, mesmo ai, não podemos nos submeter a outro Senhor.

Portanto, à luz de Efésios 6.4, devemos reconhecer que os pais são responsáveis por “nutrir” seus filhos, para um desenvolvimento pleno, como o próprio Senhor Jesus se desenvolveu como homem (Lc 2.52). Os pais são responsáveis por educar seus filhos e não se desfazer desta responsabilidade.

Lendo este artigo, talvez você pergunte: Se a responsabilidade da educação em todos os âmbitos é dos pais, então qual o papel da escola? A escola e seus professores são meios que os pais podem utilizar para cumprir sua responsabilidade de educar seus filhos. Neste caso, o professor tem autoridade delegada pelos pais para ensinar seus filhos, e ainda que o professor seja também responsável, a responsabilidade final recai sobre os pais. Então se um professor está ensinando a seus filhos que não há nenhum problema em uma união homossexual, que a questão de sexo masculino ou feminino é uma questão de opção, que Deus não existe, que o mundo veio de uma grande explosão, que não existe verdade absoluta, que o aborto deveria ser legalizado, que não existe pecado ou que o homem é inerentemente bom, você pai é responsável por isso diante de Deus.

Então como vocês podem perceber este é um assunto muito sério. Os pais devem sentir o peso de sua responsabilidade na educação de seus filhos. E já que a responsabilidade é dos pais, então a educação dos filhos é algo para o qual os pais devem dar muita atenção. Eles não podem simplesmente entregar seus filhos a escola, seja cristã ou não, como se não fosse sua responsabilidade a educação como um todo.

Isso nos leva a outro ponto, isto é, à questão do tipo de educação que os filhos da aliança devem receber. Quanto a isso, em resumo podemos dizer: os filhos da aliança devem receber uma educação conforme a Escritura e para a glória de Deus.

É isso que nos ensinam as Escrituras, por exemplo, no Salmo 78. Este Salmo é uma meditação histórica cujo objetivo de uma lado é exaltar a graça e a misericórdia do SENHOR no estabelecimento e manutenção da Sua aliança e por outro demonstrar a ingratidão, rebeldia e infidelidade do povo da aliança. À luz disso, o salmista se dirige ao povo da aliança na qualidade de mestre e o encoraja a instruir as futuras gerações a fim de que não sejam como seus pais “geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus” (v.8). Podemos notar alguns princípios no início do Salmo:

1. A educação dos filhos da aliança é responsabilidade dos pais (vv.3-5). Notem os verbos: ouvir, aprender, não encobrir, contar, transmitir. É o Deus da aliança que confere essa responsabilidade aos pais (v.5).

2. A educação dos filhos da aliança deve ser de acordo com o testemunho e a lei que o SENHOR instituiu (v.5). Portanto, a educação dos filhos da aliança não pode ser contrária à Palavra de Deus.

3. A educação dos filhos da aliança tem efeito sobre as gerações futuras (v.6). é bom lembrar, se falhamos, na educação dos nossos filhos, isso tem conseqüências sobre as gerações futuras.

4. A educação dos filhos da aliança tem como objetivos: a glória de Deus (v.4), a confiança em Deus (v.7) e a obediência aos mandamentos de Deus (v.8).

Sola Scrpturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.