sábado, 12 de setembro de 2009

Pregação Expositiva ou Profanação Maldita

Muito se fala ultimamente de pregação expositiva como uma alternativa e um modelo sugerido pela Escritura Sagrada, ao invés de, a única forma prescrita pelas Sagradas Letras para a pregação bíblica nos cultos reservados a Deus. Gosto muito de ser edificado por livros que instruem nas verdades de Deus, porém, ao mesmo tempo a tristeza atinge-me poderosamente pela falta de verticalidade, coragem, ousadia, compromisso e fidelidade que neste tempo presente evidenciam os que têm a responsabilidade da guarida do rebanho do Senhor.
Nunca deve ter havido um tempo com tão poucos pregadores em comparação com os muitos religiosos palradores que contaminam os seus ouvintes com fétidos discursos idólatras. Muitos são jovens apóstatas e heréges num tempo em que ninguém é chamado apóstata e herége mais...

O que é idolatria? Num sentido mais amplo podemos dizer que é tudo aquilo que é feito para agradar a Deus à sua própria maneira e não levando em consideração o que o próprio Deus tem a dizer sobre tal matéria.
Deus nos livre desta geração perversa que multiplica a nulidade da sua imaginação por um expoente igual ao número de pensamentos por segundo de cada uma dessas cabeças enfermas, e divide pela inexistente responsabilidade para com Deus e para com os homens, e em especial para com a igreja.

É verdade que a pregação da Palavra de Deus é um meio da graça entre outros, mas é um mais elevado e central de todos. Esta pregação só pode ser expositiva, para ser submissa à Escritura Sagrada e ser sujeita ao julgamento dos que a ouvem. De outro modo como poderíamos julgar a pregação? Como poderíamos imitar os berianos? Como poderíamos expor os falsos ministros? Como a igreja poderia condenar a heresia proferida por alguém, defender a igreja do mau testemunho de tantos e proteger os fieis daqueles que falam a imaginação do seu coração e não a Lei, nem o Testemunho ou a Palavra dos lábios de Deus?
Profanar o Templo é o que fazem todos os que sobem aos púlpitos e abrem os seus lábios em mentira diante do Deus Vivo, anunciando um Deus imaginário, indicando um caminho outro além de Cristo (pensem no caminho da prosperidade, dos dons e poder, das conquistas terrenas, do controlo do seu próprio destino, etc.).

É certo que dá incomparavelmente mais trabalho e canseira o pregar a Cristo! É claro que dá menos palmas e mais perseguição. É lógico que a oposição se manifesta contra o ungido do Senhor e ao seu povo... Mas não há alternativa! Pregar a Cristo é vida para os mortos, é luz para os cegos, é ouro para os pobres, é água para os sedentos, é pão para os famintos, e é GLÓRIA PARA DEUS.


Para pregar a Bíblia Sagrada é preciso estar e ser instruído nas Sagradas Letras, pois a boca fala do que o coração está cheio.
Enche-nos ó Pai do teu celeste ensino, enche a nossa boca dos tesouros da tua Palavra. Tem misericórdia do teu povo e livra-os dos lobos difamadores que ameaçam o teu rebanho.


Nuno Pinheiro !
Sola Scripturas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.