sexta-feira, 7 de maio de 2010

Simpósio 2010 Os Puritanos


A Apena Afiada larga na frente e anuncia o Simposio 2010 "Os Puritanos!
Olha o recado do nosso presbítero Manoel Canuto

Caros irmãos.

Quanto mais vivemos, mais vemos a impiedade aumentar. Os ímpios cada vez mais são iníquos. A iniquidade se multiplica. Porém, o que mais nos preocupa é a impiedade, o mundanismo e a apostasia, dentro da Igreja de Cristo. Cada dia a conduta ética dos cristãos se assemelha à dos descrentes. Li recentemente um livro que afirma: “existe pouca diferença, na estatística, entre as práticas éticas dos religiosos e dos não-religiosos”. Porém, o problema se torna alarmante quando vemos que os crentes não são íntegros no seu proceder. A integridade é uma das maiores necessidades da Igreja, hoje. A Igreja de Cristo hoje não é mais um referencial; nós não mais causamos positiva admiração na sociedade, nossa bandeira está a meio-mastro... Não desejo me referir às igrejas ditas evangélicas, mas que não são Confessionais. Igreja sem confissão não tem rumo. Infelizmente me refiro exatamente àquelas que se dizem subscreventes de uma Confissão herdeira da Reforma Protestante. Pois é exatamente nestas onde deveríamos ver a glória de Cristo.
Os reformados sempre disseram que o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Não tem sido assim. Nunca se viu, em nossa nação, tantos jovens, homens e mulheres, seminaristas, presbíteros e jovens pastores, descobrindo a fé reformada como nos nossos dias. Mas qual tem sido a mudança em nosso proceder, em nossa vida ética e de comunhão? Como está a pureza de nossos corações e de nossas práticas? Quais são nossos hábitos e costumes? Como está nossa santidade, nosso casamento, nossas amizades, nossa mente, nossa devoção, nossa adoração, nossa língua, nossa liderança, nossos Concílios, nosso ministério, nosso compromisso com a verdade. Onde está nossa honra a Cristo?

Com tristeza tenho visto reformados desejando demonstrar conhecimento doutrinário, filosófico, intelectual, racional, mas cheios de soberba, desunião, espírito crítico e desamor. O profeta pergunta: “A quem te compararei, ó filha de Sião? Porque grande como o mar é a tua calamidade; quem te acudirá? Os teus profetas te anunciaram visões falsas e absurdas e não manifestaram a tua maldade, para restaurarem a tua sorte; mas te anunciaram visões de sentenças falsas, que te levaram para o cativeiro...” (Lm 2:13-14).

Com esta preocupação estamos promovendo mais um Simpósio Os Puritanos, porque desejamos compartilhar nossas dores e lágrimas, porque devemos esquadrinhar os nossos caminhos e prová-los e nos voltarmos para o Senhor (Lm 3:40). Sim, mas acima de tudo porque queremos nos lembrar das promessas de nosso misericordioso Deus. Queremos “trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã... A minha porção é o Senhor... portanto, esperarei nele” (Lm 3:21-24).

“Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes” (Lm 5:20,21).


Presbítero Manoel Sales Canuto


Qualquer informação sobre o simposio ligar para 98040804
ou entrar em contato com a Clire "Centro de Literatura Reformada"
Rua são joão, bairro do são josé recife, proximo a estacão do metro do recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.