sexta-feira, 7 de maio de 2010

É A OVELHA NEGRA DA FAMÍLIA


Como bem sabemos, por mais exemplar que seja uma família, ela não é perfeita. Por mais lições que possamos aprender com essa família, infelizmente ela também erra. Por sua vez, há sempre aquele(a) na família que dá mais trabalho do que os demais.
Esse(a) passa a ser visto(a) como a Ovelha Negra da Família. Mas de onde surgiu essa frase? Eis a sua história:
“A história desta frase nasceu do trabalho de pastoreio. Em todo rebanho sempre existe aquele animal de trato difícil, insubmisso, que não acompanha os outros. Está-se cuidando das ovelhas, protegendo-as dos lobos, providenciando-lhes os melhores pastos, e de repente uma delas se desgarra. Essa é a ovelha negra. Por metáfora, a frase passou a ser aplicada nas famílias ou em outras comunidades aos filhos ou afilhados que não têm bom comportamento. Na Ilíada, Homero (século VI a.C.) relata o sacrifício de uma ovelha negra como garantia do pacto celebrado entre Páris e Menelau, que resultou na Guerra de Tróia. Mas ela não foi punida por mau comportamento. Como tantas ovelhas negras, ela era inocente.” (SILVA: 1998, p.65).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.