quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Educação dos Filhos da Aliança Entendendo nossa responsabilidade


Primeira Parte

Sou pastor de uma igreja que pela graça de Deus passou por um processo de reforma, um processo de retorno às Escrituras no que diz respeito a doutrina, ao culto e a prática. Neste processo, uma das doutrinas que nos trouxe um grande impacto foi a doutrina da aliança. Nós a estudamos por cerca de dois anos, até que nossos filhos vieram a receber o selo da aliança, o santo batismo. Com o aprendizado da doutrina da aliança, logo percebemos que não estávamos educando nossos filhos a partir do pressuposto de que eles pertencem a Deus. Isso nos levou a nos preocuparmos cada vez mais com a educação dos nossos filhos e por isso, começamos a estudar sobre a educação cristã.

Como um pastor e pai, sei que há o grande perigo de abraçarmos a doutrina bíblica da aliança, sem contudo vermos as implicações da aliança no que concerne a educação de nossos filhos. Creio que a compreensão da doutrina da aliança, deve nos levar a uma reforma na educação dos nossos filhos. Por isso, escrevo esta série de artigos sob o título: “A Educação dos Filhos da Aliança”, na esperança de que o Senhor promova tal reforma, principalmente entre aqueles que confessam a doutrina da aliança. Neste primeiro artigo procuraremos entender nossa responsabilidade como pais, e nos próximos veremos o perigo que nossos filhos estão correndo sendo submetidos a uma educação humanista bem como aquilo podemos fazer a esse respeito.

Neste primeiro artigo, precisamos atentar para algo muito importante, precisamos de uma resposta para a seguinte pergunta: de quem é responsabilidade pela educação dos filhos da aliança? A resposta parece óbvia e é mesmo. Creio que todos concordarão que os responsáveis são os pais. Mas, mesmo concordando com isso, na prática, muitos pais correm o risco de dividir a educação de seus filhos em duas ou três partes, responsabilizando-se apenas parcialmente.

Quando isso ocorre, os pais tendem a dizer: “Nós não estamos habilitados para ensinar, por exemplo, ciências a nossos filhos, portanto essa é uma responsabilidade do professor. Nossa responsabilidade é de educar em relação a outros assuntos”. Assim, se pode chegar a seguinte divisão na educação dos filhos e consequentemente da vida:

1. Educação moral - os pais dizem: “É nossa responsabilidade”. Ainda que, já aqui, haja muita intromissão da escola, que por vezes é tolerada.

2. Educação intelectual - os pais dizem: “É responsabilidade da escola”. Nesta caso os pais se limitam a cobrar dos filhos boas notas e algum compromisso com os estudos.

3. Educação religiosa (bíblica) - os pais dizem: “É responsabilidade da igreja”. Aqui muitos pais se omitem de ensinar a Palavra de Deus a seus filhos de uma maneira consistente, transferindo a responsabilidade para os oficiais da igreja e para as professoras da ebd.

Tal concepção educacional, vem de, e gera, uma divisão da vida em vários compartimentos. é como se não houvesse unidade entre essas áreas e como se houvesse uma separação entre espiritual e material (gnosticismo). Tal visão não está de acordo com a Palavra de Deus que nos ensina que tudo pertence ao Senhor (Sl 24) e que até as mínimas coisas devem ser feitas para a glória de Deus (1 Co 10.31).

Essa tricotomia educacional (separação entre moral, intelectual e espiritual), pode fazer com que os pais entreguem seus filhos a escola, entendendo que é responsabilidade dela educar seus filhos intelectualmente. Se a escola é pública, o Estado é visto como o responsável pela educação dos filhos. E em nosso país, onde o Estado costuma ganhar um status de deus que deve nos dar tudo e em quem nós devemos confiar e esperar, tudo isso se agrava. Então se o Estado ocupa nossos filhos tirando-os de casa, se ele provê material escolar, merenda, roupas e em alguns casos até dá um dinheiro por filhos matriculados, muitos pais se darão por satisfeitos (q.v. Sl 146). Por outro lado, se a escola é particular, a escola também é vista como responsável pela educação dos filhos. Neste caso, os pais podem dizer: “Nós estamos pagando, então a responsabilidade é da escola”. Com isso, os pais podem imaginam que estão cumprindo com sua obrigação, oferecendo a seus filhos uma “educação de qualidade”. Em ambos os casos, o grande perigo é diminuir a responsabilidade dos pais quanto a educação dos filhos e transferi-la a terceiros. O que facilita também colocar a culpa em terceiros se algo der errado.

Mas o que cada pai cristão precisa lembrar, e especialmente nós que professamos a fé denominada de reformada, e que cremos que Deus estabeleceu uma aliança com seu povo, aliança esta da qual nossos filhos também participam, é que a responsabilidade de educar nossos filhos, é nossa. Cada pai é responsável por educar seus filhos em todos os sentidos, seja no âmbito moral, espiritual ou intelectual.

Portanto, os pais não devem ver a educação de seus filhos como vários compartimentos, mas como um todo, pelo qual, eles são responsáveis.

sola scripturas


3 comentários:

  1. Galera, os assunto são sempre muito interessantes, porém, talvez, as postagens estejam ficando um pouco longa. Isso afasta os leitores. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Estive pensando, e se as postagem longas, nas quais não fosse possível um redução ou corte, fossem postadas por partes por exemplo: postagem tal parte 01, parte 02. Talvez facilitasse para os leitores. Um abraço d novo!

    ResponderExcluir
  3. Space obrigado pela ideia e dividimos conforme pedido obrigado Deus abencoe!

    ResponderExcluir

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.