sábado, 17 de outubro de 2009

Os Puritanos: Origens e Sucessores - Brochur


Livro : Os Puritanos: Origens e Sucessores - Brochura  / Autor : D. M. Lloyd-Jones  / Categoria : História  / Editora : Pes


Detalhes de Os Puritanos: Origens e Sucessores - Brochura

A fé cristã e a vida da Igreja estão ambas arraigadas nos eventos da história. Não é surpreendente, portanto, que um líder cristão tão notável como o D. Martyn Lloyd-Jones acreditava que um conhecimento da história é vital para o bem-estar da Igreja. Ele reconheceu que fé num Senhor encarnado, crucificado e ressurreto, torna impossível para nós participarmos do pessimismo dum Voltaire, o qual disse: "A história nada mais é que um relatório de crimes e infortúnios", como também do cinicismo dum Hegel que afirmou: "As pessoas jamais aprenderam coisa alguma da história nem agiram baseados nos princípios provenientes dela".

Todavia, o que é espantoso é o conhecimento da história que este livro evidencia, ao reunir, pela primeira vez, as palestras proferidas pelo Dr. Lloyd-Jones nas Conferências Puritana e Westminster entre 1959 e 1978. Ele extrai lições não somente de homens como Calvino e Knox, Bunyan e Owen, Edwards e Whitefield, porém também de pessoas relativamente obscuras como Henry Jacob, John Glas e Robert Sandeman.

Os Puritanos: Suas Origens e Seus Sucessores é indubitavelmente uma "boa leitura" e será largamente desfrutado e apreciado. Mas o seu valor principal não reside na natureza intrigante do seu estilo, nem certamente numa ótica romântica do passado (contra a qual o Dr. Lloyd-Jones freqüentemente fez advertência).

Ao invés disso, observa J. I. Packer, estes estudos são de valor prático porque os puritanos são abordados com três perguntas importantes em mente:

O que foi que eles ensinaram e fizeram?

Foi bíblico o seu ensino?

O que poderíamos aprender deles para nossa vida e testemunho hoje?

Ninguém sabia melhor do que o Dr. Lloyd-Jones como extrair lições da história. Por essa razão estas páginas não somente refutam o axioma do filósofo Hegel, porém, mais importante, falam com relevância e percepção à Igreja no fim do século XX e na atualidade.

Conheça outras obras de D. M. Lloyd-Jones

Miguel Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.