quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mais uma confissão porque? (Cânones de Dort)









Iremos ao decorrer desse mês explicar os cinco pontos calvinistas a luz da Sagradas Escrituras, hoje iremos tratar de onde tudo começou.




Calvinismo Polêmico
Onde tudo Começou

Um breve resumo sobre como surgiu os 5 pontos Calvinista.

Tudo começou numa cidade chamada "Dort" ou Dordrecht, é uma cidade da Holanda que fica próximo a Roterdã, nesta localidade foi feito um "sínodo", que siginifica uma assembléia de pastores e presbíteros, representantes da igreja local. Existem sínodos locais, regionais e nacionais. Um sínodo nacional é formado por representantes eleitos pelo sínodos províncias e cada sínodo nacional, recebe o nome da cidade onde foi feito. Por isso falamos de "Sínodo de Dort".
O sínodo de Dort teve duração de 1 ano (1618 - 1619 ), foi o sínodo sem sombra de dúvida que ficou mais famoso na igreja reformada da Holanda, por isso se conhece como "O grande Sínodo".

Quando Surgiu o nome "Aminianos"
O nome Arminianos deriva do nome de "Jacobus Armínius" ou "Arminio", logo todos os seus seguidores e adptos de suas doutrinas recebe o nome de ARMINIANOS.
Armino era Pr da Igreja Reformada de Amsterdã, e em 1603 foi nomeado professor de teologia da Universidade de Leiden, a mais antiga e famosa universidade da Holoanda. Armínio apresentou uma tese sobre predestinação e eleição divina. Ele afirmava que o decreto eterno de Deus, siinifica que ELE aceita em sua graça, aqueles que se arrependem e creêm. Assim a salvação depende da presciência de Deus. Armínio pensava que suas idéias estivessem de acordo com a confissão belga, mas um dos seus colegas chamado Franciscus Gomaro, não concordou com isso e tornou-se seu adversario, e em 1604 Gomaro apresentou suas teses dizendo que :
- A predestinação significa que Deus escolhe alguns para vida eterna por sua soberana vontade, e por seu amor imerecido, enquanto as demais pessoas permanecem na morte eterna.

A discussão tomou nível nacional
De um lado Arminio e seus adeptos, e do outro lado Gomaro e seus adptos, Gomaro acusava Armínio de se opor a as confissões e o catecismo de Heidelberg. Por causa dessa descussão foi levado para algumas pessoas de influência que resolveram fazer um sínodo nacional, por exemplo, Arminio queria que fosse resolvido a controvérsia e cabia ao governo dos países baixos e os países baixos deram a permissão para o sínodo acontecer.
Armínio não satisfeito pediu a revisão geral das confissões de fé. Gomaro por sua vez não queria que fosse revista as confissões mas apenas resolver alguns pontos.

Publicação de Documentos
Depos da morte de Armínio em 1609 um grupo de adptos publicaram em 1610 um documento chamado de "Remostrância"(pleito pedido). O documento expunha o ponto de vista teológico em cinco pontos de doutrina tomados de um manuscrito de Armínio os pontos são :

1) Deus elegeu os que creriam
2) o sacifício de Cristo era pra todos mas somente o crente recebe
3) a fé é um dom da graça de Deus
4) Esta graça pode ser rejeitada
5) e os crentes podem causar a sua propria perdição

Por sua vez os gomaristas publicaram um documento chamado de "Contra-Remostrância" contestavam que queriam revisão da doutriana mas não tinha pontos concretos de objeção.
Os Gomaristas publicaram sete pontos que são :
1) Deus em seu beneplácito, escolhe alguns a fim de salvá-los por Cristos
2) Esse decreto também se aplica as crianças
3) Aos eleitos Deus dá a fé
4) Para eles é o sacrifíco reconciliatório de Cristo
5) O Espírito os renovas
6) O Espírito os guarda na fé
7) Eles mostrão gratidão através das Obras

O Sínodo Nacional de Dort 1618-19:
Sua Composição

Foram num total de 39 pastores 19 presbiteros entre ele havia uma minoria de arminianos. Os Estados Gerais eram representados por 19 comissários gerais e cada seminario do pais e escola teologica escolheram pessoas pra representá-las. Também foram chamados teólogos de fora da Holanda e as reuniões aconteceriam em Latin.
No dia 13 de novembro de 1618 teve inicio ao sínodo o presidente foi eleito e seu nome era Johannes Borgerman.
As decisões do Sínodo de Dort
Os arminianos não queriam ser tratados como réu e ficavam fazendo perguntas formais para disvirtuar a atenção do público. Arminio foi representado pelo seu Pupilo Leiden e Episcopus e mais 12 pastores.
Após quatro semanas de debates inúteis, o presidente do sínodo dispensou o grupo de arminianos e passou a jugar com base no seus escritos. Os cinco artigos dos arminianos forma discutidos e uma comissão preparou o texto de cânones ou regras em que se condenava a doutrina arminiana e se expunha a doutrina reformada. Esses cânonos foram aceitos por todos os delegados. Na sessão plenária do dia 06 de maio de 1619 os "Cânones" foram solenemente promulgado. As igrejas reformadas tinha agora sua terceira confissão:
*Catecismo de Heidelberg 1563 * Cânones de Dort 1619
*Confissão Belga 1561

A importância das decisões doutrinárias sobre o arminianismo
A igreja reformada tinha que definir se pregaria salvação pela graça de Deus ou salvação também pelas obras dos homens coisa bem parecidas com Pelagianismo.
A igreja estava novamente enfrentando o pensamento semipelagiano, tão dominante na igreja católica Romana, e que no fundo é um pensamento humanista, porque coloca Deus em posição de dependência do homem. O resultado do cânone foi um documento que, sem negligenciar a responsabilidade do homem, salientou a salvação pela graça de Deus, como disse o apostolo Paulo em romanos 9:16 "Assim, pois, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
A questão que gerou conflito dentro da igreja reformada foi de formular uma nova confissão de fé não era acadêmica ou teórica.
O debate entre Arminio e Gomaro tinha Três área importante :

1) a própia teologia, ou seja, a doutrina sobre Deus: quem é Deus ? Ele é o soberano que escolheu certas pessoas livrimente, só pela graça, sem depender de nenhuma condição humana (Gomaro) ou...
Ele é um Deus que aguarda o ato do homem e depende da fé (prevista) para escolher os que creêm (Arminio)
2) a doutrina sobre o homem : tanto Arminio como Gomaro diziam que a fé é um dom de Deus, mas Arminio divisava um vínculo entre o decreto eterno de Deus e o ato de fé do homem, onde o homem pode rejeitar o dom da fé. E ele é responsável por sua salvação através de sua vontade ( pelagianismo ). Gomaro dizia o contrário: quando Deus concede o dom da fé, o homem não pode nem vai rejeitar esse dom, a salvção não depende da vontade ou do consetimento humano.
3) A pregação : Armínio acreditava que o homem tinha condições de tomar uma decisão livre, pró ou contra a salvação oferecida por Deus na pregação. A pregação só prescisava persuadir o homem a aceitar a salvação . Para Gomaro cada pregação era uma ordem de Deus para que os ouvintes cressem nas promessas firmes, no Evangelho, na salvação do pecador pela graça de Deus. Ele afirmava que era poder de Deus no evangelho pregado que levava o homem a salvação e a certeza da sua eleição.


Esse é o resumo de como tudo começou e agora entraremos nas proximas postagens nos cinco pontos calvinista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.