quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AS SACERDOTISAS DA DEUSA ASERÁ

As Escrituras proíbem que a mulher exerça autoridade eclesiástica na igreja e baseia-se na aliança da criação e não em aspectos sociais como querem alguns.
Muitos chegam a dizer que a mulher no mundo antigo não era sacerdotisa por causa de alguma espécie de machismo. pouca cultura.
Entretanto, será que isto corresponde com a verdade?
Será que havia sacerdotisas nas religiões do mundo antigo?
Se havia, por que em Israel não havia?Só existindo em momentos de apostasia (As sacerdotisas de Aserá?) Que os apostatas diziam ser a mulher de Yahweh
Leia este texto
Rev. Jaziel

"HIERODULAE"

“AS PROSTITUTAS SAGRADAS”

O termo de “prostituta sagrada” é na sua acepção atual incorreto para o contexto da época.
Antes do cristianismo lhe dar essa conotação pejorativa, durante milênios tanto o Culto da Deusa Mãe como a sexualidade da mulher eram considerados sagrados e a liberdade do seu corpo igualmente enaltecida pelo amor, como forma de dádiva e iniciação amorosa.

O termo de que deriva hierodulae queria exatamente significar o contrário dessa acepção de hoje e significava Mulher Sagrada, porque estas mulheres eram dedicadas ao culto da Deusa e desse modo eram as Iniciadoras do Amor ao mais alto nível e não a meretriz dos nossos dias a que associamos a prostituta.

Conforme passo a citar:

“O termo escolhido pelos modernos tradutores, é aplicado à hierodulae, ou “mulher sagrada” do templo da Deusa, que desempenhava um papel importante no dia a dia do mundo antigo.

As sacerdotisas da Deusa e os seus importantes encontros ocorreram até o período Neolítico (7000-3.500 A.C.), tempos em que a Deusa era honrada e amada, e o feminino era considerado sagrado em todas as regiões conhecidas hoje como a Europa e o Médio Oriente.

No mundo antigo, a sexualidade era considerada sagrada, uma dádiva especial da Deusa do amor, e as sacerdotisas que oficiavam nos templos da Deusa do amor do Oriente Médio eram consideradas sagradas pelos cidadãos dos impérios grego e romano.
Conhecidas como “mulheres consagradas”, eram tidas em grande estima como invocadoras do amor, do êxtase e da fertilidade da Deusa.

Em alguns períodos da História Judaica, até faziam parte da adoração ritual no Templo de Jerusalém, se bem que alguns dos profetas de Iavé deplorassem a influência da Grande Deusa, localmente chamada de “Ashera”.”

Fonte: Maria Madalena e o Santo Graal
De MARGARET STARBIRD

Postado por Anderson Queiroz


9 comentários:

  1. Onde estão os textos bíblicos que proíbem o sacerdócio da mulher??? Se vc diz que as escrituras proíbem deveria ter citado um texto bíblico pelo menos, mais não vi nem um? Porque não encontramos tal texto na bíblia porque ele não existe, a não ser que na herética versão calvinista foi enxertada? Citar concílios é a mesma coisa que citar balela, cita a bíblia tá!!! Sei que vai ser difícil para um calvinista citar a bíblia, pois vcs só conhecem concilio e confissões igual aos católicos! Um abraço pentencostal pra you hehe:)

    ResponderExcluir
  2. meu amigo vejo que não é um leitor do blog pois se fosse já estaria com todos os versiculos na ponta da língua. No ano passado postei esse texto confira e tire suas dúvidas!

    http://apenaafiada.blogspot.com/2009/07/por-que-as-mulheres-nao-falam-e-nem.html

    ResponderExcluir
  3. Onde está a proibição amigo??? Li a matéria no link fornecido e não encontrei nem um versículo sobre proibição, para que algo seja proibido tem que ser proibido, como "Não mataras", Não Furtaras", vemos aqui a proibição explicita, mas onde está escrito que a mulher não oficie ministerialmente???? Deve ser evangelho segundo escreveu João Calvino hehe :) Pois não bíblia não há proibição, e se não há proibição entãoooo hehe "PODE" hehe! Vc lembra que para ser profeta tinha que ser ungido pelo Senhor, e se havia profetisa a mesma também era ungida assim como reis e sacerdotes caro calvinista, vejo muita tagarelice entre os calvinistas e pouca bíblia entres vcs, querem um curso bíblico eu envio hehe :) SANTIDADE AO SENHOR! NAZARENOS COM UM COMPROMISSO!!!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro leito muito obrigado por te entrado no nosso blog ,realmente essa e uma questão que levanta bastante desbastes em nosso dia. Mais a bíblia tem resposta para essas questões. Lembre-se de uma coisa a bíblia não proíbe a mulher de prega o evangelho, mas proíbe de assumi posições oficial na ordem eclesiástica. Eu não vou coloca texto bíblico insolados para não parece que eu queira justifica minha posição. colocarei alguns texto de pastore leia e tire sua duvida.

    Todos esses textos estão no blog (monegismo.com.br)

    Mulheres no Ofício da Igreja e a PCI

    O Presbiterianismo Irlandês está seguindo o feminismo moderno e o politicamente correto, e não os seus Padrões de Westminster e as Escrituras. Autor(a): Angus Stewart 31/01/2008 -

    Carta sobre Mulheres no Ofício da Igreja

    Cristo não chama mulheres para os ofícios de pastor, presbítero e diácono, nem as sustenta nesses ofícios por Sua graça.
    Autor(a): Angus Stewart

    ResponderExcluir
  5. Eleito compra este livro é muito bom eu comprei e acabei de ler e um dos melhore que eu já li sobre esse assunto.olha a introdução dele

    Homens, mulheres e autoridade
    Preço: R$33,90
    editora: pes

    O surgimento do movimento feminino tem sido, inquestionavelmente, uma das influências mais formadoras na sociedade ocidental na segunda metade do século vinte, e tem sido imenso o seu efeito sobre a política, a indústria, a educação e, acima de tudo, no lar.
    Mais recentemente, a filosofia subjacente ao feminismo invadiu a Igreja. O que se considerava o posto avançado da liderança masculina sucumbiu finalmente à regra feminista segundo a qual não há distinções de ministério entre os homens e as mulheres. O movimento evangélico-bíblico de modo algum escapou desta influência justamente na hora em que a sociedade está tendo novos pensamentos.
    Homens, Mulheres e Autoridade é uma contribuição para um debate vitalmente importante. Os colaboradores deste simpósio são comprometidos com a Bíblia como a única autoridade em todas as questões de fé e conduta. São homens e mulheres bem qualificados para a discussão de temas relacionados com a liderança e a autoridade na Igreja e estão cientes das implicações práticas do assunto no ministério pastoral.
    Homens, Mulheres e Autoridade demonstra consciência dos argumentos do feminismo evangélico e lhes dá resposta com concisão e clareza bíblica.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    Eu acabei de autorizar o seu comentário, na verdade é provável que ninguém os tenha visto para autorizá-los, não há intenção de ocultar nada aqui, por outro lado, exijo que você seja moderado nas suas palavras, sei que sua intenção não é nem de discutir cordialmente, nem tão pouco de aprender, mas apenas de tentar “humilhar” e “denegrir” os meus colegas de Blog. Nós do A pena afiada não temos problema em debater e discutir qualquer dos temas que foram postados, contanto que seja com respeito, e uma vez que isso não seja encontrado naquele que comenta, nós nos guardamos no direito de não responder. Porém, como isso não havia sido dito a você, eu abro uma exceção, mas avisando que não darei mais chances sobre o linguajar que tem utilizado, que inclusive, não é um linguajar de cristão, sendo calvinista ou não.

    ResponderExcluir
  7. Vamos então aos seus argumentos, você afirma que para que algo seja proibido na Escritura é necessário que isso esteja claro por meio de uma lei tal como “não matarás”. O problema desse argumento é que se levarmos as últimas consequências você abrirá para qualquer coisa ser feita. Por exemplo, a Bíblia não proíbe que durante o sermão os membros possam jogar sorvete na pastora, mas você seria totalmente louco se acreditasse que isso fosse permitido. O método correto de se interpretar uma proibição é que Deus deixa claro a forma como Ele deseja que as coisas aconteçam, por isso, quando ele fala sobre os bispos, diáconos e mulheres na Carta a Timóteo, e lá deixa claro que são funções distintas, Ele está mostrando como deseja que as coisas devem ser, e tornando qualquer coisa diferente proibida. Você também compara a função de profeta com a de bispo ou pastor, isso eu nunca vi nas Escrituras, e portanto, deve ser abandonado já que não foi Deus quem revelou, mas você. Por fim, faço uma pergunta básica: O que é ser calvinista?

    Abraços,

    Ronaldo

    ResponderExcluir
  8. Amigo existe doutrinas Bíblicas que não são tiradas apenas de versículos isolados, o grande exemplo é a Trindade Santa, você não vai encontrar de forma alguma a palavra Trindade, mas através de ensinamentos e de concordância vamos entender que existe uma Trindade. Buscar texto exclusivo para afirmar sacerdócio feminino, é uma grande falácia e o fato de Paulo dizer as cartas a Igreja de Coríntios o papel da Mulher já era suficiente para você e muitos desistir desse modismo feminista, mas vejo que sua grande importância ao assunto é porque sua igreja acata tal decisão. Que pena, olhando para a história da Igreja, coisa que vocês não costumam fazer, não consigo enxergar e nem ver mulheres entre ministros mas vejo sim ajudadoras, isso não despreza a mulher mas coloca cada um no seu devido lugar. Procure achar uma apostola, ou melhor na igreja Primitiva encontre uma pastora, garanto que irá me convencer.

    ResponderExcluir
  9. Irmãos:
    Jesus fica muito triste com essa disputa e cisma entre nós. Ele quer que a Boa Nova chegue a todos (cf. Salmo 133). Quanto à questão de mulheres no ministério é só dar uma olhada em Mateus 28,1-10 e Marcos 16,8-10. A Boa Notícia da Ressurreição precisou de mulher para divulgá-la em primeira mão, notícia quentinha!
    Precisa mais? Outra ministra da Palavra, instruída por Jesus foi a Samaritana (cf. João 4,1-30).
    Saudações fraternas
    robervallo@ig.com.br

    ResponderExcluir

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.