quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O neopentecostalismo e o autoritarismo eclesiástico.


Não possuo a menor dúvida de que uma das principais caracteristicas do neopentecostalismo é o de "sacerdotizar" a Igreja. Os neopentecostais pregam e vivem uma estrutura sacerdotal, papal, apostólica e hierárquica, onde as ordens dadas pelos "pastores" são em boa parte arbitrárias e inquestionáveis. Além disso a eclesiologia neopentecostal é autoritária e centralizadora, cujo poder encontra-se na mão de uma pessoa somente.

Para piorar a situação, os denominados ungidos do Senhor mandam e desmandam na vida alheia intromentendo-se na vida comum do lar dos membros de suas igrejas. Tais homens, como ditadores da fé, têm feito do rebanho de Cristo propriedade particular. Além disso, os ungidos em questão, sem o menor constrangimento “militarizaram” a comunidade dos santos, obrigando a seus liderados a se submeterem sem questionamento as suas ordens e determinações.

Em estruturas como estas, é absolutamente comum exigir dos crentes submissão total. Em tais comunidades a vida cristã é regida exclusivamente por um sistema onde coronelismo e arbitrariedade se misturam. Infelizmente, aqueles que porventura ousam opor-se a este estilo de liderança, sofrem sanções das mais estapafúrdias possíveis, até porque na perspectiva neopentecostal o líder tem autoridade para interferir na música que toca na casa do crente, nas visitas que ele recebe, ou até mesmo se deve ou não comemorar o Natal.

Caro leitor, a Bíblia não concede aos pastores autoridade para interferir na vida comum do lar. Os pastores não possuem poder para determinar se o membro de sua igreja pode ou não armar uma árvore de natal, ou assistir ou não os filmes da disney, ou ouvir música que não seja evangélica.

Isto posto, afirmo que do ponto de vista bíblico o conceito de autoridade jamais deve ser confudido com autoritarismo e que na casa do crente, o pastor não tem o poder de determinar o que pode ou não pode ser feito.
Pense nisso!

2 comentários:

  1. Concordo com o texto: O neopentecostalismo e o autoritarismo eclesiástico. Discordo apenas da tendenciosidade do mesmo, pois o abuso de autoridade não só acontece entre os pentecostais, a questão é que eles estão crescendo tanto que é fácil enxergar isso nesse movimento, o pentecostalismo é um movimento novo datado de 1910, o neopentecostalismo existe apenas algumas décadas, seus abusos são novos também, quanto aos abusos dos protestantes históricos já existe há alguns seculos, vejo erros e virtudes em todos esses seguimentos, mas é mas fácil apontar o erro dos outros e deixa-lo em foco pois só assim escondemos os nosso vocês não acham? Sou cristão de confissão reformada, e acredito que se queremos vê a prosperidade daquilo que pregamos devemos ser VERDADEIROS e NÃO TENDENCIOSOS, assim cristo abençoará as obras de nossas mãos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc plenamente a prova disso que combato esse tolitarismo e o autoritarismo que tentam colocar suas unhas nas igrejas reformadas.

    É nosso dever combate-los para que nossa igreja não venha a cair no abismo onde os pentecostais estão desde sua fundação, pois inibem a autoridade de Cristo para que suas habilidades tomem lugar de destaques. Vejo normalmente em tais igrejas o autoritarismo pois desde sua fundacao sao de eclesiologia episcopal e não presbiterios sua força concentrada apenas em uma mão ex Pastor Presidentes. A bíblia ensina em Atos que as decisões da igreja devem ser tomadas pelos presbíteros e essa decisão tem que ser aceita por todos que formam o presbiterio

    Deus abencoe !

    ResponderExcluir

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.