terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O homem não-espiritual

"ora, o homem não-espiritual não aceita as coisa do Espirito de DEUS , porque lhe
são loucura;e não pode entende-las ;por que se descernes espiritualmentes"

texto escrito por: miguel silva

Paulo concluiu o capitulo 2 de 1 corintios. fazendo uma observação interessante. Ele faz um paralelo entre o homem espiritual e o não espiritual. ele começa descrevendo negativamente o que o homem não- espiritual não pode fazer. porém. antes de citar o que paulo falou sobre as incapacidades do homem não- espiritual, descreverei o que o homem natural pode fazer.
O homem natural é capaz:

de fazer boas obras-> o exemplo disso é o trabalho desenvolvido por varias ONG e instituições religiosas em nosso pais que são liderados por homens não espirituais que devotam suas vidas em praticas de caridade para com o próximo . homens capazes de terem um vida moral exemplar, levam uma vida matrimonial respeitosa, cumpre com os padrões de moralidade estabelecida pela sociedade. eles também são capazes de levar uma vida religiosa, uma pseudo espiritualidade impressionaste, a tal ponto de viver em prol a sociedade. quem nunca ouviu falar de dom Helder camara,madre Teresa , mahatma gandhi.
até hoje ,temos nesses homens um exemplo natural de vida, conduta para com os problemas sociais e questões básicas moralidade e ética.

mais o que Paulo escreveu no versículo 14, é que esses homens( não aceitam as coisas do Espírito de Deus ). embora o verbo aceitar seja sinonimo de receber, a tradução nesse versículo do não aceitar singuinifica rejeita eles reijeita as coisa de Deus, por que não entendem e nem desejam entender.(porque todas essas coisas são loucuras para eles 1cor1.18) muitos dizem hoje que falar de pecado é tolice, santidade? é um absurdo... vivemos na era do poder do relativismo é do hedonismo, o prazer acima de "tudo".

Paulo prossegue dizendo: ... (ele é incapaz de entende-las as coisas do Espírito por que elas se discernem espiritualmente.) Paulo diz com esse texto que o homem é incapaz totalmente de entender as coisas espirituais porque nele não habita o Espírito de Deus . Paulo ainda afirma que o descrente não pode entende as verdade espirituais (porque ele se discernem espiritualmente) nos sempre devemos nos fazer uma pergunta o que levou o homem a essa situação?
foi o pecado levou o homem a uma depravação total da sua natureza humana. o contagio do seu pecado espalhou-se imediatamente pelo homem todo não ficando sem se tocado nenhuma parte da sua natureza. a bíblia fala desta depravação (GN;6.5-SL;14.3-RM;7.18) essa DEPRAVAÇÃO não é apenas umas moléstias , como descreveu alguns pais grego e os arminianos . mais pecado mesmo que destruio o homem fisicamente e espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.