sexta-feira, 23 de outubro de 2009

OS PERGAMINHOS DO MAR MORTO,

, um dos maiores tesouros arqueológicos do século XX. Descobertos em 1947, na inóspita região do Mar Morto, mais especificamente nas cavernas de Qumran, os textos oferecem ao mundo a mais antiga versão conhecida da Bíblia hebraica, o que conhecemos como o Velho Testamento dos cristãos. ..


Fragmento da Torah


Fragmento do Livro de Isaías


Fragmento do livro de Deuteronômio


Trecho de um manuscrito do livro dos Salmos

Jarros de cerâmica

Os livros Essênios são três: o "Calendário", as "Regras da Guerra" e o famoso as "Regras da Comunidade". Nestes textos são apresentados: o calendário essênio (baseado num ano solar de 364 dias), as leis que regulavam a vida dos essênios, as relações na comunidade e as guerras.

Os livros bíblicos são seis, mais especificamente: Gênesis, Êxodo, Deuteronômio, Levítico, Salmos e Isaías, além de filactérios - 'tiras de pergaminho (em que estavam escritos os preceitos do Decálogo), que os judeus costumavam trazer na testa e no braço esquerdo, por serem muito observadores da Lei', do gr. phulaktêrion 'lugar de guarda'. Esses serão apresentados lado a lado com textos modernos, para que se possa constatar que os textos são idênticos. Em quase 2000 anos nenhuma alteração sofreram.

Um dos mais impressionantes pergaminhos (com 70 centímetros de comprimento) é o dos Salmos, nele são encontrados salmos e hinos formando o mais extenso texto encontrado em Qumran.

Os Textos: Escritos entre os anos 200 a.C. e 70 d.C., foram preservados dentro de vasos herméticos, em condições climáticas extremas, são agora, 57 anos depois de descobertos, expostos pela primeira vez no Rio de Janeiro.


Cavernas onde foram encontrados os Manuscritos do Mar Morto


Ruína do Templo dos Essênios


Ruínas do mosteiro dos Essênios

Local dos banhos

De acordo com a versão mais aceita por especialistas, os 15 mil pergaminhos foram escritos pelos essênios. Alguns membros dessa seita judaica se isolaram no deserto, formando uma comunidade monástica. Naquela época, os judeus se dividiam ainda em outros dois grupos: os saduceus e os fariseus.

Esses manuscritos demonstram, de forma inequívoca, o cuidado de Deus pela preservação de Sua Palavra. O testemunho das pedras, para calar os que, sem base, afirmavam ter sido o texto original adulterado a fim de atender as necessidades e interesses da religião.

"Ora, alguns dos fariseus lhe (a Jesus) disseram em meio à multidão: Mestre, repreende os teus discípulos. Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.". S. Lucas 19:39 e 40.


O primeiro e maior manuscrito encontrado




O famoso documento de Damasco

miguel silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.