terça-feira, 21 de julho de 2009

Calar em nome da paz ou falar em nome da verdade?

Há, em nossos dias, aqueles que preferem ficar calados em prol da “paz”, pois falar a verdade seria de todo discordância com o nosso irmão e com isso trazer ira,no entanto maior discordância há com referência a Palavra de Deus quando não falamos a Verdade.Vejamos:

Começando por João Batista, “vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo disse-lhes: raça de víboras quem vos induziu a fugir da ira vindoura?”Mt 3.7.Ele não ficou calado,antes falou a ambos os partidos que eles estavam errados, e eles por sua vez falavam de João Batista como Jesus mesmo discorre: Pois veio João, que não comia e nem bebia, e dizem: tem demônio!Mt 11.18.Como também não se calou perante o rei Herodes, e como sabemos trouxe morte a João(Mt 14.9-12).

O que falar de Jesus, nosso Senhor, sendo Ele mesmo a verdade, falou ousadamente e com entrepidez tanto aos fariseus como aos saduceus ( Mt 9.11; 12.9-14; 16.1-4; 19.3-12; 22.15-22; entre outros), e por não se calar em prol de uma falsa paz, “...uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros ,e outros o esbofeteavam(batiam com vara)...”Mt 26.67 e “...cuspindo nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça.Depois de o terem escarnecido...”Mt 27.30,31a.Depois de tais coisas foi ele crucificado em prol da verdade.

Recordo-me, em Atos dos Apóstolos, do primeiro mártir, Estevão, o qual Lucas registra “...Mas, irmão, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;...O parecer agradou a toda comunidade; e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo,...”At 6.3,5, vemos que Estevão de fato era homem de Deus, que até sua aparência refletia (At 6.15b) tais atributos.Não se calando em prol da “paz” falou-lhes as verdades divinas, em prol da justiça de Deus, e em resposta a isso foi morto(At 7.60).

Outro personagem,digamos assim “pertubador”, chama-se Paulo, o qual todos os dias disputava nas sinagogas com os judeus ( At 9.20,29; 13.5; 14.1; 17.2,17; 18.4,19; 19.8) e com isso eles ficavam cheios de inveja (At 17.5), procuravam tirar-lhe a vida (At 9.29), dentre outras dificuldades por não se calar, mas falar em nome da justiça ( 2Co 11.23-28).

Como reza a tradição, Felipe que fora morto pelos judeus, assim também Pedro crucificado, João preso, Policarpo, dentre outros da época, pois eles não se calavam em favor de uma falsa paz.

Lutero, como poderia ter existido a reforma se o mesmo se calasse perante a igreja romanista, ou então quando Gomaro, melhor amigo de Armínio, falou-lhe os seus erros doutrinários dando início aos Cânones de Dort (sobre os cânones de Dort, ver aqui no blog a postagem Mais uma confissão porque? (Cânones de Dort))ou então o movimento Fundamentalista em resposta ao movimento Liberal.

Se estes desde o antigo testamento, com os profetas ( Mt 23.37), passando por todos os séculos até os dias de hoje falaram em nome da Verdade, não se calando em nome de uma pseudo-paz, devemos então seguir os exemplos dos profetas, apóstolos, discípulos, reformadores, puritanos, e como não poderíamos esquecer do nosso Senhor e Salvador,Jesus o Cristo, e falar, discutir, debater, em nome de um evangelho verdadeiro, que não se mistura com as falácias arminianas, liberais e hipercalvinistas. SOLA SCRIPTURA!

Rafael Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários produtivos no amor de Cristo com a finalidade de trazer o debate para achar a verdade. Evite palavras de baixo calão, fora do assunto ou meras propagandas de outros blogs ou sites.